Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Proença-a-Nova









Serra das Talhadas
- campo
Sobral Fernando
6150, Proença-a-Nova
Serra que liga o Alto Alentejo à Beira Baixa, com 27 km e uma largura de quase 2500m. Os declives que possui, por vezes, ultrapassam os 50%. Atravessa Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa e é atravessada pelos profundos vales epigénicos do Tejo e do Ocreza. Nesta serra poderão ser avistados quatro geomonumentos do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.

Moinho de Vento do Pergulho
- património
Pergulho
6150-353, Proença-a-Nova
Moinho muito bem recuperado por Alfredo Almeida, imponente e circundado por uma paisagem bonita. O interior pode ser visitado: em baixo produzia-se os cereais e, em cima, pode ver-se o mecanismo da roda.

Ulmeiro
- campo
Sobreira Formosa
6150, Praça do Comércio
Ulmeiro classificado como Monumento Vivo de Interesse Público. Estas árvores podem atingir até 30 metros de altura e as flores, embora escassas, podem dar frutos secos. A madeira deste tipo de árvores costuma ser bastante cobiçada para a fabricação de móveis, peças de marcenaria ou para fins navais.

Praia Fluvial de Aldeia Ruiva
- praia
Praia Fluvial de Aldeia Ruiva
6150, Proença-a-Nova
A Praia Fluvial de Aldeia Ruiva é um dos pontos de referência desta região, principalmente no verão. A beleza natural do sítio está aos olhos de todos. Todo o espaço foi pensado para servir os utentes. Possui uma zona ajardinada e outra em areia, com boas sombras e locais para descanso, além de parque infantil, parque de merendas e parque de campismo rural. Conta também com bar, balneários e parque de estacionamento. Esta praia foi classificada como praia acessível e recebeu o galardão de "Praia Acessível, Praia para Todos".

Praia Fluvial de Alvito da Beira
- praia
Praia Fluvial de Alvito da Beira
6150, Proença-a-Nova
Situada num vale, logo à entrada da aldeia, foi criteriosamente pensada para proporcionar momentos de lazer e de descanso. Para isso, os visitantes poderão contar com inúmeras sombras, água de qualidade invejável ou podem partir daqui para o Percurso Pedestre de Pequena Rota.

Miradouro do Almourão e da Menina dos Medos
- campo
- lazer
Sobreiro Fernando
6150, Proença-a-Nova
Miradouro que dá a conhecer as Portas de Almourão. São dois picos quartzíticos, um em cada lado do rio Ocreza, por onde as linhas de água conseguiram abrir caminho e formar esta paisagem irregular.

Centro Ciência Viva da Floresta
- património
EN241, 97
6150-345, Proença-a-Nova
Centro destinado à promoção da floresta e da sua importância enquanto fonte de conhecimento que promove inúmeras iniciativas e experiências interativas que incorporam ciência e cultura. Possui um laboratório e uma mediateca.

Oliveiras
- campo
- património
Oliveiras
6150, Proença-a-Nova
Aldeia beirã típica, localizada a apenas nove quilómetros de Proença-a-Nova. As casas são em xisto e as ruas tipicamente estreitas. A simpatia e o acolhimento são duas características incontornáveis da população desta aldeia. Possui nove casas que podem ser alugadas por uma ou mais noites. A estadia contempla pão regional, queijo típico da zona, azeite das oliveiras de Oliveiras, água-pé, medronho da zona e lenha para manter a sua casa confortável. As atividades disponíveis são várias e contemplam o ar livre.

Cova de Alvito
- campo
- património
Cerejeira
6150, Proença-a-Nova
Durante vários anos, esta aldeia esteve desabitada, até que, aos poucos, se foram comprando casas para recuperar, outras reconstruídas a rigor, sem nunca esquecer o xisto, os telhados de telha tradicional e as madeiras. O fontanário já foi recuperado; a energia é alternativa, já que não possui rede elétrica. É mais uma das aldeias ideais para quem procura o sossego, a calma, o silêncio.

Alvito da Beira
- campo
- património
Alvito da Beira
6150, Proença-a-Nova
A povoação de Alvito da Beira supõe-se ser de origem mourisca. Segundo os historiadores, foram os árabes que introduziram na região os primeiros olivais. Estes atingiram tal amplitude que nos princípios do século XX existiam na freguesia 10 lagares de azeite. Para proteger as oliveiras foram construídos pequenos muros, dos quais ainda subsistem vestígios. Ao nível do património arquitetónico destacam-se a igreja matriz, cruzeiro, fonte velha, fonte da Mó, fonte em Dáspera e fonte do Sobrainho. No artesanato evidenciam-se os artigos de tecelagem, latoaria, sapataria manual e ferraria.
