Das seis torres originais das muralhas do Castelo de Avis, apenas três subsistiram ao passar dos tempos e uma delas é esta de São Roque. As outras duas torres são as de Santo António e a da Rainha.
A Boutique da Cultura de Avis nasceu no Alentejo, no antigo Posto Territorial da GNR. Aqui pode ser espetador de peças de teatro ou assistir à promoção leitura, cidadania e projetos de intervenção local. Não perca uma estadia no alojamento local, que permite ao visitante a experiência única de dormir numa livraria. Espreite ainda a Livraria Solidária e descubra o espaço para residências artísticas.
Neste espaço pode apreciar o espólio do Doutor Mário Sá, composto por peças arqueológicas, relatórios dos trabalhos de campo e documentação sobre os trabalhos de pesquisa no ramo da História, nomeadamente os estudos sobre "As grandes vias da Lusitânia".
Templo setecentista com Hospital adossado, em bom estado de conservação. Apresenta nave única, sacristia e capela-mor. O retábulo-mor é de estilo neoclássico, feito com mármore rosa e cinza de Estremoz.
Templo fundado em data incerta, mas sabendo-se que foi reconstruída em meados do século XVII. Na aparência mantém a traça medieval. A igreja possui um pórtico simples, coroado por um frontão com as armas nacionais. A capela-mor, de estilo renascentista, foi construída em 1694, sendo o resto da igreja de feição barroca. Encontra-se no convento o famoso relicário de São Pedro e São Paulo, de prata marchetada, obra de ourivesaria do século XV.