Barragem do tipo gravidade, localizada no rio Pônsul, na Bacia Hidrográfica do Tejo, junto de uma apertada garganta de granito sobre as Campinas de Idanha-a-Nova. As espécies piscícolas mais comuns são o achigã, o barbo, a boga, a carpa e o bordalo.
Neste local poderá observar algumas formações rochosas que guardam fósseis de seres pré-históricos, alguns com mais de 480 milhões de anos. Este local está integrado no percurso pedestre “Rota dos Fósseis”.
Parque que abrange os concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, alberga um património natural de excecional valor. Os vales encaixados do Rio Tejo, os seus afluentes (Erges, Ponsul e Aravil) e as áreas planas adjacentes estabelecem a transição entre a Cordilheira Central e a pene planície alentejana. O clima é tipicamente mediterrânico e encontra-se dominado por uma paisagem rural de culturas extensivas e de montados de sobreiro e azinheira. Mas são, sobretudo, as transições entre os diferentes tipos de paisagem e os mosaicos criados por essas transições que dão ao Parque Natural do Tejo Internacional um colorido único, alicerçado ainda …
Barragem em betão do tipo gravidade, localizada no rio Pônsul, na Bacia Hidrográfica do Tejo, a cerca de 60 metros de uma apertada garganta onde avultam belíssimos penhascos. Não apresenta condições para a prática de desporto.
Barragem do tipo terra, localizada na Ribeira de Toulica, afluente da Ribeira de Aravil. Está integrada na Bacia Hidrográfica do Tejo. São permitidas atividades recreativas, com restrições.